Champion Transportes

Dúvidas mais frequentes:

O serviço de remessa expressa internacional é destinado ao transporte de documentos e bens que requeiram agilidade e simplificação nos trâmites de desembaraço aduaneiro.

Na importação, não são aceitos bens destinados a revenda ou á industrialização.

Na importação: USS 3 mil ou o equivalente em outra moeda Na exportação:

Amostras sem destinação comercial até o valor de USS 5 mil.

Exportações com ou sem cobertura cambial até o valor de USS 50 mil.

Não existe valor isento de tributação. Entretanto, o importador poderá se beneficiar de isenção para alguns produtos.

Como livros, arquivos registrados em mídias eletrônicas (exceto software) e bagagem desacompanhada.

O importador deposita o valor das taxas e impostos previamente ao despacho.

O que corresponde á aliquota de 60% referente ao imposto de importação e ICMS conforme aliquota do Estado da Federação ao qual se destina a remessa.

A championtransp recolhe os tributos à Receita Federal. Secretarias de Fazenda e taxas administrativas.

O importador deposita o valor das taxas e impostos previamente ao despacho.

O que corresponde á aliquota de 60% referente ao imposto de importação e ICMS conforme aliquota do Estado da Federação ao qual se destina a remessa.

A championtransp recolhe os tributos à Receita Federal. Secretarias de Fazenda e taxas administrativas.

Sim, até o limite de US$ 50 mil.

A operação terá registro no SISCOMEX através de um procedimento denominado DSE ?

Declaração Simplificada de Exportação, que permitirá ao exportador celebrar o contrato de câmbio e receber as divisas remetidas pelo importador por intermédio de um banco.

Não, em teoria. Entretanto, a championtransp está dimensionada para processar volumes com peso de até 35 kg.

Bens usados ou recondicionados, bebidas alcoólicas (na importação), moeda corrente, créditos ao portador, armas e munições, fumo, animais e vegetais silvestres, pedras preciosas e semipreciosas.

A championtransp faz restrições ao transporte de outros materiais.Saiba mais

As atividades das empresas de remessa expressa, também denominadas couriers, são regulamentadas pela IN R FB 1737 / 2017.

Existe também uma associação das empresas operadoras de serviços courier chamada ABRAEC.Saiba mais

É o documento para registro e transporte das remessas, de onde consta endereço do remetente, destinatário e informações sobre o conteúdo.

O AWB acompanha todas as remessas e deve ser emitido pelo remetente.

No segmento de transportes, ad valorem é o valor agregado ao valor total do frete de uma mercadoria.

Neste caso, o ad valorem baseia-se no valor da nota fiscal dos produtos, ou seja, no valor total das mercadorias que não estão asseguradas quando não estão em tráfego.

O ad valorem não elimina a necessidade de contratação de seguro, pois se refere apenas ao seguro de responsabilidade civil que a empresa de transporte é obrigada a contratar.

Na championtransp, o ad valorem é fixado em 1% do valor da mercadoria, declarado em nota fiscal, com mínimo de R$ 5,00.

Cubagem é a relação entre o volume e o peso da mercadoria transportada, que é medida através de um cálculo matemático, onde se verifica a correspondência entre o peso e o volume que a carga ocupa no veículo de transporte, seja caminhão, aeronave ou navio. A forma de cálculo é diferente para cada modal de transporte.

Para calcular a cubagem das remessas transportadas por empresas de encomenda expressa, aplique a seguinte fórmula: Altura (cm) x Comprimento (cm) x Largura (cm) / 5.000 = Peso Cubado

A championtransp oferece gratuitamente envelopes em PVC (paks) para transporte de documentos e encomendas não frágeis. As demais embalagens são de responsabilidade do remetente, devendo seguir os critérios abaixo. Se necessário, a championtransp poderá indicar empresa especializada em embalagens.

- As embalagens, sem exceções, devem ser resistentes em relação ao seu conteúdo.

- Mercadorias devem ser inteiramente protegidas em embalagens suficientemente fortes, seguramente fechadas, de forma a impedir deslocamentos, vazamentos ou danos ao conteúdo, como, por exemplo, embalagens de madeira ou plástico sólido.

- A embalagem deve ser construída de tal forma que ofereça resistência às mudanças de temperatura e umidade.

- É recomendável que o embarcador indique, na parte externa da embalagem, nome, endereço e telefone do destinatário, bem como quantidade de volumes, no caso de embarques multi-peças.

- A championtransp restringe-se ao direito de vetar a aceitação de cargas que não estejam devidamente embaladas. Conforme monopólio postal, não poderão ser aceitos documentos em envelopes comuns ou pardos. Documentos devem ser acondicionados nos paks fornecidos pela championtransp ou pelo remetente, desde que se enquadre nos padrões de segurança e resistência exigidos.